Corpo de Bombeiros de Apucarana

4º Subgrupamento de Bombeiros Independente

4sgbi_115x160.png

Nossa missão é executar atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas terrestres, salvamento e socorros públicos, previsto na Constituição Federal e na Constituição Estadual.

Unidades

O 4º SGBI abrange os municípios de Apucarana, Bom Sucesso, Califórnia, Cambira, Jandaia do Sul, Mandaguari, Marilândia do Sul, Marumbi, Novo Itacolomi, Rio Bom, Borrazópolis, Cruz Maltina, Faxinal, Grandes Rios, Kaloré, Mauá da Serra, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí e São Pedro do Ivaí.

Serviços

Além de executar atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas terrestres, salvamento e socorros públicos, previstos na Constituição Federal e na Constituição Estadual, o CB presta alguns serviços a comunidade e as empresas.

Orientações de Segurança

Veja algumas orientações de como agir face aos mais comuns acidentes domésticos ou externos, com animais peçonhentos e em outras situações.
Ocorrências
Consulte os relários das ocorrências realizadas pelo Corpo de Bombeiros de todo o estado do Paraná. A imprensa também se utiliza dessas informações para realização de matérias e levantamentos.
PrevFogo
Através deste canal você poderá registrar solicitações dos principais serviços do CB, como: solicitações de vistorias para abertura de empresa e conclusão de obras, liberação preliminar, análise de projetos e FAT.

Projeto Bombeiro-Mirim

Projeto Bombeiro Mirim surgiu da conscientização do Corpo de Bombeiros de que, sendo uma instituição pública, a corporação não poderia furtar-se de sua responsabilidade social e que deveria fazer “algo mais” pela sociedade em que está inserido, além do que já faz como sua obrigação prevista na legislação.

Neste sentido a corporação focou seus esforços para preencher a lacuna existente na educação dos jovens, principalmente na fase da adolescência, período em que os jovens começam a descobrir novas facetas da vida em sociedade, momento em que são afetados tanto positiva como negativamente.

Últimas notícias

Teste de prontidão realizada no centro de Apucarana

Visando estreitar os laços de amizade com a população e demonstrar os equipamentos utilizados pelo Corpo de Bombeiros foi realizado na data de hoje (26/01) teste de prontidão na praça Rui Barbosa e visita operacional no Shopping Centro Norte.

Leia mais...

Bombeiros realizam resgate de vítima em poço

 Na tarde de ontem (13/12) o Corpo de Bombeiros foi acionado para realizar um resgate de uma pessoa que havia caído em um poço de aproximadamente 30 (trinta) metros de profundidade no distrito de Pirapó pertencente ao município de Apucarana.

Leia mais...

Qualificação para intervenção em busca aquática

Visando o aperfeiçoamento em situações de busca aquática está sendo realizado no 4° Subgrupamento de Bombeiros Independente de Apucarana, entre os dias 04 e 08 de dezembro, a qualificação para primeiro interventor de busca aquática.

Leia mais...

Bombeiros salvam recém nascido de 15 dias no Quartel de Apucarana

A equipe do Corpo de Bombeiros atendeu uma criança que chegou inconsciente ao quartel da Vila São Carlos em Apucarana, segundo Major Hemerson Saqueta, comandante do 4 SGBI dos Bombeiros de Apucarana.

“Estávamos no horário do almoço no Quartel da Vila São Carlos, no início do mês, quando chegou um pai, desesperado com um bebê já bem cianótico “encontrava-se roxo”,

Leia mais...

Resgate de cãozinho em quadra de esportes

Uma ocorrência inusitada entrou para o Corpo de Bombeiros de Apucarana na tarde de hoje (09/06) onde um cãozinho acabou se enroscando na rede de proteção da quadra esportiva do Centro da Juventude.

Leia mais...

Corpo de Bombeiros participa de painel de profissões no Colégio Platão

Na manhã de hoje (09/06) o 4º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Apucarana (4º SGBI) participou do Painel de Profissões no Colégio Platão.

A atividade foi uma oportunidade para que os alunos de segunda e terceira série do Ensino Médio do Colégio Platão e Mater Dei, ambos de Apucarana, pudessem conhecer os diversos segmentos profissionais e que brevemente possam escolher qual será sua carreira.

Leia mais...

Jeep Clube de Apucarana promove ação solidária para o Bombeiro Mirim

Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 08 de junho, nas dependências do Quartel do Posto da Vila São Carlos do Corpo de Bombeiros de Apucarana, uma festa surpresa em homenagem aos aniversariantes do primeiro semestre de 2017 dos integrantes do Projeto Bombeiro Mirim.

Leia mais...

Exercício conjunto entre Corpo de Bombeiros e Exército Brasileiro

Com vistas a estreitar os laços de camaradagem e proporcionar uma interação com nível de organização excepcional entre as forças de segurança, foi realizado no mês de maio do corrente ano, nas dependências do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizada de Apucarana (30º BIMec) um simulado de Sistema de Comando de Incidentes (SCI).

Leia mais...

Quadro de Avisos


Orientações ao Micro Empreendedor Individual (MEI)

Antes de alugar salas, espaços ou ambientes comerciais, verifique os seguintes itens:

  1. Se a edificação apresenta o Certificado de Vistoria em Estabelecimento - CVE (Este documento comprova a regularidade do local junto ao Corpo de Bombeiros e é válido por 1 (um) ano);
  2. Observe se a sala, espaço ou ambiente faz parte de uma edificação mista (imóvel com mais de uma ocupação, como por exemplo: sala comerciais no térreo e apartamentos nos pavimentos superiores). Nesses casos todas as  ocupações devem estar regulares, com certificados válidos;

Em casos de dúvidas, busque justo ao Setor de Prevenção de Incêndio do Corpo de Bombeiros, informações sobre a edificação, devendo para isso, estar munido das seguintes informações:

  • Local da edificação pretendida (endereço completo);
  • Se está localizada em edificação mista (imóvel com mais de uma ocupação);
  • CNPJ da edificação;
  • Nome do proprietário da edificação;
  • Área (m²) aproximada da edificação e quantidade de pavimentos (andares);

Para realização das consultas contate pelo fone: (43) 3422-1515 ou e-mail: 4-sgbi@pm.pr.gov.br

Ligue 193Art. 340 do Código Penal - Decreto Lei 2848/40: Provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado:
Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.
É uma questão de educação e conscientização.

Mensagem do Comandante

Maj. BM Roberto Gêraldo Coelho
O Corpo de Bombeiros foi criado unicamente para atender a comunidade, e sua existência depende exclusivamente no socorro público oferecido. Por isso, esta Instituição busca incessantemente o incremento da qualidade baseado no exaustivo treinamento de seus profissionais, na melhoria de seus equipamentos e veículos e na evolução das técnicas e táticas utilizadas. A população pode contar conosco, seja no combate a incêndios, em atendimentos de socorros de urgência, em salvamentos ou em trabalhos de defesa civil, estaremos sempre prontos para o socorro!
Maj. BM Roberto Gêraldo Coelho